Sexta-feira, 27 de Novembro de 2009
Seminar Interview

This week on our Seminar class, the activity that we had to do was interview one of our colleages and answer him back as well. This was proposed by professor Margarida Almeida, and the questions were about our investigation and how it connects with social media. My partner was my friend Frederico Cerdeira. The following questions/answers are in portuguese, though, so I'm sorry.

 

"De que forma enquadras a tua investigação no actual paradigma da web social?

A minha investigação tem uma forte componente ligada ao paradigma da web 2.0 (social). A ideia do conceito de investigação passa pela

investigação de metodologias de enquadramento de serviços e tecnologias presentes nas redes sociais e nos sistemas web 2.0 em ambientes de televisão interactiva. Identificando quais os serviços e atitudes que os agentes intervenientes das redes sociais têm na web, possibilita-se a conceptualização da transposição dos mesmos para a televisão.


De que forma a tua investigação poderá contribuir para alterações de atitudes e comportamentos?

Um possível cenário de alteração de atitudes e comportamentos da minha investigação enquadra-se directamente no consumo de conteúdos televisivos. Supondo a eficácia do concept de investigação, um sistema de recomendação potenciaria um papel mais passivo da parte do utilizador, sugerindo alternativas à sua rotina de consumo. Desta forma, o contributo dos elementos das redes sociais é importante na alteração de postura perante os ambientes de televisão interactiva.


A tua investigação centra-se numa lógica de valorização do indivíduo ou de uma organização?


Essencialmente, a minha investigação centra-se numa lógica de valorização de um indivíduo quando é pensada numa perspectiva de consumo pessoal em ambiente "home". No entanto, a investigação enquadra-se também na valorização de uma comunidade, já que há a interligação de redes sociais no contributo de recomendação de conteúdos.


A tua investigação explora uma lógica entusiasta ou numa lógica crítica?

Não consigo definir uma posição total para o campo entusiasta nem para o campo crítico. Identifico a perspectiva entusiasta sobretudo porque acredito que a tecnologia pode contribuir para o bem-estar e satisfação do utilizador/consumidor. No entanto, defendo também uma lógica crítica no sentido de não conseguir, neste momento, prever a receptividade da tecnologia por parte dos elementos das redes sociais.


De que forma a tua investigação actua na inter-dependência tecnologia-sociedade?


A investigação actua na inter-dependência tecnologia-sociedade na medida que a tecnologia contribui para a participação do utilizador em ambientes de comunidade. Isto permite a existência de um ciclo de interacção recíproca entre as pessoas que estão a consumir conteúdos audiovisuais e as pessoas que estão a interagir nas redes sociais da web 2.0."

 

Thanks Frederico! My answers are in his blog, which you can consult here.



posted by hjb às 15:55
post link | comment | add favourite

Who Am I?


 

My name is Hugo Branquinho.



I'm 22 years old, currently taking a Master's degree in Multimedia and Communications - Digital Audiovisual. This blog is where i describe my 2nd (and hopefully the last) year in it, where i write a dissertation about the I am Erasmus project.



I'm a multimedia artist (or at least i try) whose passions include everything that relates to video, motion graphics, animation, illustration, photography, multimedia.



You can take a look at my personal website and personal blog (they are currently under construction, so here's the link to my YouTube folio). You can also take a look at my deviantArt webpage.

search
 
Janeiro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29

30
31


latest posts

Project finished

I Am Erasmus - First clip...

Updates, decisions and is...

Methodological Design

Expected results

Seminar Interview

Phase/Task Description

Digital Film-Making

Possible uses of this pro...

Theoretical Framework Ind...

archives

Janeiro 2011

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

tags

todas as tags

blogs SAPO
Subscribe Feeds